Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O L U N A     D E     E C O N O M I A
0 1  /  M A I O  /  2 0 1 3


 

Insatisfação com a desoneração
Por Professor Marcos Cintra (*)
 

Muitas empresas vão à Justiça contra a troca dos 20% sobre a folha de pagamentos para o INSS por uma alíquota de 1% ou 2%, dependendo do setor, sobre o faturamento. A presidente Dilma vetou o direito das empresas optarem pela mudança. Essa obrigatoriedade fará com que muitas firmas recolham mais tributo.

A desoneração da folha de salários como vem sendo feita prejudica empresas que têm elevado faturamento e poucos funcionários. São oneradas também aquelas que terceirizam parte expressiva da produção. O aumento do ônus tributário para muitas firmas e a manutenção dessa carga para outras indicam que a almejada elevação da competitividade será pífia e vai cessar em pouco tempo.

Reduzir a carga de impostos sobre a folha de salários é necessário para elevar a competitividade da produção brasileira. Um funcionário custa para uma empresa no País mais de 100% de sua remuneração. Nenhuma economia ao redor do planeta concentra um peso dessa magnitude sobre a folha de pagamentos.

O custo envolvendo os tributos é um dos fatores mais importantes para a expressiva perda de competitividade das empresas no Brasil nos últimos anos. Apenas transferir a contribuição previdenciária de alguns setores da folha de salários para o faturamento terá um efeito sistêmico muito tímido frente à magnitude do problema.

O governo deve ser mais ousado se quiser elevar o poder de concorrência das empresas através da redução do absurdo ônus fiscal que elas carregam. A alternativa seria eliminar os 20% da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamentos e em seu lugar cobrar uma contribuição de 0,63% sobre a movimentação financeira, como vem sendo proposto pela Confederação Nacional de Serviços (CNS) há anos. A medida, ignorada pelo governo e por alguns segmentos econômicos, foi analisada através de um estudo que utilizou dados das Contas Nacionais do IBGE e se baseou em cálculo matricial.

O impacto da proposta da CNS se revelou expressivo em termos de redução de custos. O estudo avaliou 110 produtos e mostrou que o peso do INSS patronal sobre seus preços varia de 8,9% a 15,4%. No caso da nova contribuição esse ônus seria reduzido para no mínimo 1,1% e no máximo 2,5%.

O impacto da utilização do faturamento como alternativa para a desoneração da folha de salários é mais um quebra galho momentâneo que gera insatisfação em alguns setores e que não cria benefícios significativos para a economia como um todo. Ademais, cumpre dizer que com a medida o sistema continuará vulnerável à sonegação e com elevado custo burocrático para as empresas.

O governo e algumas entidades podem continuar ignorando a proposta da CNS como fazem há algum tempo, mas em breve essa alternativa terá que ser debatida se o País decidir efetivamente tornar sua produção competitiva de modo duradouro.

(*) Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas.
Internet: www.marcoscintra.org / E-mail: [email protected] - Twitter: http://twitter.com/marcoscintra.

Leia mais sobre economia ==> CLIQUE AQUI

PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELO DR. MARCOS CINTRA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR


 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI