Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  S E T E M B R O  /  2 0 1 4

 

Quero crer!
Por Denise Amaral (*)
 

Uma das coisas mais difíceis de serem superadas quando se trata de dificuldades pessoais é a energia negativa que parece nos forçar para baixo. A sensação me faz lembrar daqueles filmes antigos em que os super heróis ficavam presos em uma sala fechada, sem porta e sem janelas, e de repente as paredes começavam a se mover e a sala ia diminuindo, diminuindo, diminuindo... Mas sempre chegava alguém para ajudar! Na minha infância, os “horrores” aos quais as crianças eram expostas eram bem mais amenos do que os de hoje!

Mas essa sensação de “aperto”, de situação sem saída, continua nos perseguindo e pode ser bastante desagradável. Tanto que algumas pessoas se entregam a ela, sem perceberem que ela, simplesmente, não é real. Como um pesadelo não é real, por mais que pareça no momento em que despertamos, impressionados ainda pela sensação ruim que acabamos de experimentar em nossa mente.

Nos momentos mais difíceis de nossa vida, temos que saber separar o que é realidade do que é produto da nossa imaginação – sim, nossa mente pode ser bastante perversa! Tão perversa que nos faz mergulhar em um oceano profundo de desânimo e desespero quando estamos bem aqui na superfície, podemos ainda respirar e somos perfeitamente capazes de focar nossa visão e enxergar o horizonte lá na frente.

Não é fácil ter esta postura quando estamos assoberbados por dificuldades, e pessoas nos atacam como zumbis, curvados sob o peso dos seus muitos problemas, olhando para nós com aqueles olhos sem brilho e aquela expressão desanimadora que lhes cai tão bem. Mas também não é fácil acordar cedo quando está fazendo frio, não é fácil voltar para casa quando as nossas férias terminam, não é fácil fazer exercícios físicos para manter a forma e conservar boa saúde. Não é fácil mas é possível! E bons hábitos fazem muito bem para o nosso caráter e para a nossa vida.

Entre as coisas que fazem bem está a capacidade de enxergar coisas boas. Ver o copo meio cheio, ao invés de vê-lo meio vazio. Olhar adiante para ganhar perspectiva, e perceber que o mundo não vai acabar tão cedo, e que as pessoas, assim como os países, podem enfrentar dificuldades mas acabam encontrando novos caminhos e novas oportunidades, e seguem em frente.

Talvez seja preciso um pouco de criatividade, uma readaptação, um reequilíbrio. Não podemos exatamente sentar e esperar que a situação melhore, pois talvez seja o momento de fazer algumas mudanças, seja em nós mesmos, em nosso trabalho, em nosso estilo de vida. Melhorar é também uma mudança!

Claro que é mais cômodo ficar como está para ver como é que fica, mas quem garante que já atingimos o ápice de nossa capacidade? Quem disse que não podemos ter mais, criar mais, usufruir mais de todas as coisas maravilhosas que o mundo tem a oferecer?

O universo está em movimento constante, e podemos pegar uma carona rumo ao nosso futuro. Não precisamos ficar presos no presente, com todas as suas dificuldades. Precisamos nos libertar das amarras que nos mantêm no fundo e nadar para a superfície, onde há muito ar, muita luz e – quem sabe? – terra firme logo ali na nossa frente? Imagine só quantas maravilhas nos esperam, quantas oportunidades novas?

A vida é um presente! Uma caixa repleta de surpresas! De nada adianta deixa-la esquecida no fundo do armário enquanto nos lamentamos sobre como as coisas são difíceis... Quem sabe o que nos aguarda? E por que não aproveitar uma situação não tão cômoda, e partir para descobrir o que existe além dos limites que nos autoimpomos?

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI