Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  A G O S T O  /  2 0 1 5

 

Portas abertas
Por Denise Amaral (*
)

Dizem que quando Deus fecha uma porta, ele abre uma janela.

E quando você se sente sufocado em uma sala fechada há anos, cercado por memórias de histórias antigas que na maioria das vezes nem ao menos lhe pertencem - herdadas de pais ou avós que não apenas pensavam de forma diferente, como viviam em uma realidade muito distante da sua - você olha em volta e não encontra nenhuma saída.

A porta pela qual você entrou, talvez sem sequer se dar conta, foi trancada às suas costas. O ar é pesado e viciado a ponto de causar tonturas. Você olha em volta, e reconhece objetos que fizeram parte da vida de outras pessoas. Não são seus, nunca foram, mas estão unidos a você como um parasita, sugando suas energias e enfraquecendo seu otimismo, prejudicando sua capacidade de ser feliz.

Mas de repente você enxerga um raio de luz vindo de uma fresta na parede, tornando visível um milhão de partículas de poeira, e você compreende porque o ar é tão denso e porque você se sente sufocado. Você se aproxima da fresta e percebe que existe ali uma janela. Cerrada. Emperrada. Movido pela urgência de sair dali você a força, com a energia que lhe resta, até que finalmente ela cede.

Uma luz intensa invade a sala, e seus olhos levam alguns segundos para se ajustar ao brilho da realidade que surge majestosa diante deles! Um mundo cheio de vida e repleto de oportunidades. Você finalmente abandona o passado que o oprimia e passa a viver sua própria vida, sua própria realidade.

Parece a descrição de um pesadelo, quando na realidade descreve o que muitas pessoas sentem em seu dia a dia. Presos a uma realidade que os deprime, e que os impede de ser aquilo que gostariam. Deixam de lado seus desejos, abandonam seus sonhos, ignoram seus talentos e abraçam uma vida triste e absolutamente miserável.

A janela está em alguma das paredes que o oprimem, camuflada pelo acúmulo da poeira que o sufoca, e só pode ser aberta de dentro para fora. Depende de uma iniciativa sua, de um empurrão bem forte, talvez precise até ser arrombada... Mas por você, ou pelas pessoas que o amam e que silenciosamente, lentamente, sufocam ao seu lado.

A descrição é fictícia, mas a sensação é muito real.

Sua história deve ser escrita por suas mãos, suas decisões devem ser baseadas em suas experiências e nas verdades em que você, pessoalmente, acredita. Histórias alheias e experiências antigas pertencem ao passado!  As oportunidades existem para quem quiser aproveitá-las, e o futuro está nas mãos daqueles que decidem cria-lo. Você pode ser tudo o que desejar. Uma janela fechada não pode impedir seu sucesso nem sua felicidade!

Seja positivo, receba cada novo dia com um sorriso, e abra espaço para suas novas conquistas. Não há razão para se fechar em um quarto escuro quando você pode desfrutar de um universo de infinitas possibilidades!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI