Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  S E T E M B R O  /  2 0 1 5

 

O jardim onde moro
Por Denise Amaral (*
)

A cidade onde vivo é nova. Celebra este ano seu vigésimo aniversário. Por onde ando consigo ver os impostos pagos sendo aplicados a serviço da comunidade. As ruas são limpas, o ambiente é seguro, e o paisagismo é impecável. E fico imaginando como poderia ser o Brasil se sua riqueza fosse aplicada em serviços de verdade. Se todo o dinheiro desviado por alguns fosse usado em benefício de todos... Não é impossível, apesar de parecer tão improvável. Bastaria um pouco de espírito de comunidade, algumas virtudes básicas, uma formação honesta e generosa recebida da família e alguns bons princípios adquiridos através de uma sólida educação. Soa tão distante da realidade que vivemos, não é? Parece filme antigo sobre costumes ultrapassados.

Na verdade, não é mais do que um retrato bastante simplificado da vida que poderíamos e deveríamos estar vivendo, e que com certeza traria maior prosperidade e muito mais felicidade para cada um de nós brasileiros.

Imagine se cada grande obra realizada pudesse transformar o montante desviado em propinas em serviços reais aplicados na própria obra. Teríamos não apenas estradas – teríamos caminhos ajardinados, floridos e arborizados. Teríamos não apenas uma estação de metrô, mas toda uma região projetada e construída para atender a população que usasse o transporte público, criando pólos de lazer e serviço que tornariam a vida das pessoas mais fácil, mais agradável, e permitiria que usassem seu tempo com melhor qualidade. Teríamos não apenas abrigos precários para a população mais carente, teríamos construções que contassem com conforto e beleza – lugares que inspirassem uma vida mais tranquila e incentivassem o trabalho honesto, a estabilidade de uma família e a segurança de um verdadeiro lar.

Não devíamos ter permitido que nossa casa, depois de tomada e depredada por bandidos, fosse devastada pela desordem e pela sujeira, ou que nosso jardim fosse invadido pelas piores ervas daninhas. E agora que o caos se instalou, e as doenças se alastram abundantes pelo lixo acumulado, parece impossível recuperá-la e torná-la novamente habitável. Dá vontade de abandonar... mas considerando que ainda há coisas valiosas perdidas ali dentro, impedidas de funcionar por conta da incrível desordem e da podridão que se alastrou, deveríamos unir forças e juntar recursos para trazê-la de volta à sua glória.

Uma prateleira por vez, um armário por vez, um quarto de cada vez...

Há muitas pessoas dispostas a viver às claras. Muita gente disposta a atuar de forma transparente. Há muita gente honesta querendo uma oportunidade de trabalhar e viver honestamente. E são essas as pessoas que queremos em nossa casa. Pessoas de caráter limpo e organizado. Pessoas com intenções boas e maneiras honestas. Pessoas com cara e jeito de prosperidade!

O Brasil é um país rico em recursos e talentos. É um campo vasto e fértil de boas ideias e de mentes extraordinárias. Suas portas devem convidar a entrar, não incentivar a sair! As sementes são boas, e os frutos devem alimentar a nação para que se fortaleça, ao invés de serem levadas para longe enquanto a população enfraquece, adoece e morre.

Um ambiente limpo começa nos pequenos hábitos, como recolher o papel que cai de nossas mãos na rua e colocá-lo na lata de lixo, e não passar por cima e deixar que se acumule a sujeira nas calçadas. Tanto literalmente como moralmente. Por pequenos que sejam, os resíduos apodrecem. Por pequenas que sejam, as bactérias se alastram e criam epidemias que podem atingir proporções alarmantes e devastadoras. Viver em um ambiente saudável depende de todos e de cada um de nós. Somos milhões, e se cada um de nós faz uma pequena parte, são milhões de mudanças! São milhões de coisas que melhoram, milhões de situações que se tornam mais positivas, milhões de oportunidades que surgem!

Não, não é pouco! O Brasil é uma grande força criativa, mas de vontade estagnada e motivação enfraquecida. O inimigo parece forte, mas está em menor número. Podemos vencê-lo em poucos golpes – desde que fortes e definitivos.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI