Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E-estratégia & Inovação -
Julho / 2003

2ª quinzena - BENCHMARK FINANCEIRO - PROFISSIONAL DE FINANÇAS NA REDE!

            Através do tempo a evolução da sociedade e da economia nos conduziu por diversas eras de tais como: iluminismo, revolução industrial, e atualmente a era da informação, globalização e democratização do conhecimento aonde o mesmo é o elemento essencial que produz valor o agregado indispensável para o sucesso das  diversas iniciativas e atividades.

            Lembrando sempre que ter informação não é igual a ter conhecimento, pois o conhecimento vem justamente do uso que fazemos das informações que possuímos.

            O profissional de finanças antes estava isolado em seus departamentos, utilizando eficientemente as técnicas e as rotinas da área financeira para fornecer relatórios/ informações, desempenhando as rotinas da área e constantemente visando cumprir suas atividades em prazos cada vez mais curtos (sinal da informatização e globalização dos negócios).

            Como resultado da democratização de informações (Internet, e-learning . . .) o profissional de finanças sentiu a necessidade de participar desta revolução ou melhor dizendo evolução do acesso e democratização da informação: compartilhando conhecimentos, descobrindo novas maneiras de inovar seu dia-a-dia e atingir níveis cada vez mais altos de eficiência para enfrentar os desafios do século 21 (globalização, sistemas informativos, ERP´s, mercados em recessão, otimização de custos ...).

            Nas décadas de 80 e 90 (por conta dos downsizes e reestruturações corporativas) nos Estados Unidos e Europa inúmeros fóruns e grupos de discussões surgiram, foi o início da cultura de maior interatividade entre os profissionais de finanças.

            O networking de finanças encontra-se em uma fase de plena consolidação aonde a rotina destes profissionais já incorpora facilmente recursos como: e-mail, fóruns, grupos de discussão, e-learning, cursos e palestras da área e agora com a criação de verdadeiras comunidades virtuais.

            As comunidades virtuais de finanças já comuns no exterior, começam a se consolidar também no Brasil de maneira cada vez mais efetiva e pró-ativa.

            Entre as diversas comunidades virtuais podemos citar por exemplo o Nosso Grupo (iniciativa da revista Você S/A) e uma das mais efetivas comunidades financeiras é o Grupo Profissional de Finanças  onde os integrantes trocam mensagens, dúvidas, auxiliam uns ao outros em temas técnicos e do dia-a-dia e criam um banco de dados de conhecimento financeiro.

            Através do ambiente do Grupo Profissional de Finanças,  os integrantes também efetuam um Benchmark das melhores práticas e conhecimentos, visando atingir uma maior eficiência e dinâmica nas atividades que desempenham.

            Enfim podemos dizer que os profissionais financeiros do Brasil em nada ficam devendo aos seus pares no exterior e mais ainda devido ao aspecto latino de nossa cultura, os contatos são mais pessoais amigáveis e o networking portanto geralmente é muito mais efetivo e espontâneo.

            Portanto se você  é um Profissional de Finanças e quer ingressar na era da informação e gestão do conhecimento, veja abaixo algumas sugestões que podem lhe ser úteis:

- Identifique e participe da comunidade virtual que esteja em linha com seus objetivos.

- Desenvolva um networking efetivo (participe, pergunte, responda, ajude e peça ajuda...).

- Mais do que falar, aja. (Em um ambientes virtual a sua postura e atitude são muito mais importantes, pois são elas que transmitem a visão de quem você é).

- Seja dinâmico, pois a velocidade da Internet nos impõe este desafio.

- Participe efetivamente. Lembre-se apenas fazer parte de um grupo não é networking.

- Quando perguntar, seja específico dando exemplos e o contexto de sua dúvida (ajude os integrantes a lhe ajudar).

- Seja ético, procure entender e seguir a política e normas de conduta do Grupo.


1ª quinzena - DESAFIANDO O "POSSÍVEL" (EXPLORANDO NOVAS OPORTUNIDADES)

"Em tempos de mudança, de nada vale saber a resposta se a pergunta já mudou !"


            Geralmente temos uma visão muito particular da realidade e do que achamos ser possível.

            Porém, nos últimos 20 anos, com o advento, da Internet, do uso de novas tecnologias (telefonia Celular, E-mails, Customer Relationship Management, Enterprise Resource Package, Business Intelligence ) e da globalização, toda a realidade mudou e os limites de antes foram alterados, expandidos ou eliminados.

            A única constante é a mudança e a sociedade está num ritmo de mudança cada vez mais dinâmico, diversas variáveis se alteram tão rapidamente que por vezes não acompanhamos ou entendemos como elas se relacionam criando uma nova realidade.

            Nós temos mapas mentais ou se preferir "roteiros" que se formaram ao longo de nossa vida e nos ajudam a interpretar a realidade ao nosso redor.

            Por exemplo, agora ao ler este artigo você está lendo palavra a palavra numa ordem seqüencial , da forma que você aprendeu, ao passo que uma outra pessoa que tenha um mapa mental diferente pode ler / ver o texto de uma só vez como uma fotografia (utilizando técnicas de leitura dinâmica).

            Entretanto estes mapas mentais são formados pós experiências do passado e se não fizermos periodicamente uma nova leitura cuidadosa da realidade que nos cerca, tentando interpretar os paradigmas que mudaram atualizando nossos mapas mentais para a nova realidade, podemos estar reagindo a novas questões ou possibilidades com antigas respostas.

            Toda mudança traz consigo uma gama de novas oportunidades, e em tempos de mudanças as pessoas mais preparadas ou aptas a entender o que mudou e reagir em tempo hábil tem uma vantagem competitiva sobre os demais. ("Existem três tipos de pessoas : As que fazem acontecer, as que vêem acontecer e as que não sabem o que está acontecendo.")

            Imagine que com a nova realidade a qual estamos vivendo, ninguém tem 20 anos de experiência em Internet, Comércio Eletrônico ou Eco-Turismo no Brasil.

            Novas áreas de trabalho e fronteiras estão se abrindo e portanto use isto como uma oportunidade a ser explorada, visualizando em qual área de atuação você se sai melhor e depois pesquisando as mudanças ocorridas nesta área e quais os conhecimentos que você tem que adquirir para se tornar apto a enfrentar os novos desafios.

            Abaixo você pode encontrar algumas dicas de como rever e atualizar sua percepção da realidade que o cerca e atualizar seu mapa mental:

1-) FOCO: Mais do que nunca a realidade é por vezes virtual e pessoal - não cometa o erro de generalizar demais os problemas ou soluções, encontre o foco correto para seu questionamento.

            Lembre-se de ter em mente justamente as variáveis que contam para o seu caso e com base nelas focar na direção dos itens que são importantes para você.

2-) METAS: Com base no foco de sua realidade estabeleça as questões e objetivos que são fundamentais para você, e que podem lhe conduzir a um entendimento das suas novas possibilidades.

            Então trace um plano para lhe ajudar a rever seus limites e explorar eventuais novas oportunidades.

            Estabeleça pequenos passos para realizar suas metas, assim você terá muito mais o que comemorar, ou caso tenha alguma derrota será apenas uma derrota entre muitas pequenas vitórias.

            Caso você tenha dúvidas ou não consiga realizar esta tarefa fundamental, peça ajuda a alguém .

            "É melhor alguém que veja a floresta e não apenas a árvore."

3-) AÇÃO: Lembre-se de que qualquer possibilidade ou oportunidade de melhoria sem a devida ação será somente um sonho .

            A ação é a força que irá lhe permitir quebrar o círculo (vicioso ou virtuoso) e poder tentar algo novo e por vezes obtendo resultados muito acima do que você poderia esperar.

4-) MOTIVAÇÃO: Lembre-se que na grande maratona da vida o mais importante é a ação constante e ininterrupta.

            E isso somente é possível quando você encontra motivação para seguir em frente rumo a próxima etapa.

            Lembre-se do exemplo da maratonista suiça que mesmo sem forças persistiu motivada até cruzar a linha de chegada em último lugar e desmaiando de exaustão, porém cumprindo a meta pessoal de chegar ao final da corrida .

4-) "FEEDBACK": Qualquer ação baseada num plano sempre necessita do devido "feedback" para eventuais correções de curso.

            E justamente com o feedback podemos determinar:

- Se estamos longe de atingir objetivos que traçamos, e portanto podemos quantificar o esforço correto ou a eventual ajuda a serem empregados;

- ou podemos ver as nossas vitórias e sucessos e com isto nos motivar mais ainda.

Boa sorte e muito sucesso !

Conheça o nosso colunista - José Luis Amâncio ==> Clique aqui
COLUNAS ANTERIORES ==>
Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI