Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E-estratégia & Inovação -
Agosto / 2003

2ª quinzena - Sem medo do sucesso

            Um dos desafios dos tempos modernos é realmente perceber que não há limites para alcançar os objetivos pessoais e profissionais desejados.

            Os maiores inimigos do sucesso pessoal e profissional são a falsa impressão de dependência da ajuda de outros ou de fatores externos para sermos bem sucedidos, a insegurança e o “Medo do Sucesso”, se destacar e se tornar alvo de críticas.

            No Brasil, há uma faceta cultural onde o sucesso de alguém é por vezes objeto de inveja ao invés de ser motivo de admiração e um exemplo a ser seguido.

            Temos um grande desafio de entender que os nossos mapas mentais e maneiras usuais de encarar a realidade, não mais são válidos pois a realidade que conhecíamos há muito mudou por conta da globalização e da evolução pela qual o mundo passou nas últimas décadas.

            Devemos ter em mente que o sucesso além de desejável é possível e que para alcançá-lo devemos encarar as nossas possibilidades de um ponto de vista realista e objetivo .

Existem algumas dicas que podem lhe ajudar a ter uma visão mais clara do assunto:

1-) PONTO DE PARTIDA: Faça um levantamento objetivo de onde você se encontra hoje (em termos pessoais, profissionais, acadêmicos). E seja sincero consigo mesmo.

2-) OBJETIVOS : Já disse o poeta “ Não existem bons ventos para quem não sabe para aonde quer ir !”, portanto estabeleça os seus macro objetivos (pessoais, profissionais, acadêmicos e de qualidade de vida)”.

3-) TEMPO: Tenha em mente que o momento mais importante de sua vida é o Agora, pois o futuro e o passado são fruto do que se faz agora, não desperdice um de seus bens mais valiosos: o Tempo.

Divida seus objetivos em uma escala de tempo : Imediatos, médio prazo e longo prazo.

4-) MODELOS: Faça uma análise e verifique se há alguém em quem você pode se espelhar, pois por vezes a utilização de um modelo de desempenho poupa tempo precioso evitando soluções que não irão funcionar com você.

5-) ACOMPANHAMENTO: Estabeleça revisões periódicas para verificar se você está atingindo os objetivos propostos ou se alguma correção de rota é necessária.

6-)  FOCO: Não é a velocidade, mas sim o ritmo o mais importante numa maratona.

Com base nos passos acima:

A-) tente encontrar seu foco e seu ritmo;

B-) não se preocupe em ser o primeiro colocado mas em concluir a corrida;

C-) com o tempo você irá se sentir mais confiante com suas “pequenas” vitórias e quando se der conta estará mais próximo de seus objetivos.


Espero que estas poucas linhas possam ser úteis em sua busca pelo sucesso e felicidade.

Boa sorte  e  muito sucesso !


1ª quinzena - Comunidade "Solidária ou Solitária"?

            Nas últimas décadas, com as mudanças no mercado de trabalho, a crise econômica e o avanço da violência, nossa realidade mudou de maneira drástica.

            Muitos de nós que temos mais de 30 anos ainda nos lembramos de como eram as coisas “antigamente”: 

            O “progresso” brutal e predatório que tivemos teve um preço muito alto, o qual estamos pagando e ainda não sabemos por quanto mais teremos que pagar.

            As pessoas cansadas de esperar por ações de empresas ou do governo estão deixando de ser solitárias de tentar ser heróis anônimos cada um fazendo sua cota de boas ações ou de tentar mudar o mundo cada um com sua contribuição individual e começando a trabalhar numa escala organizada e global, voluntária e solidária.

            Exatamente. Estou falando das ONGs (Organizações Não Governamentais) e do trabalho voluntário as quais estão unindo pessoas de países e línguas diferentes em prol de objetivos comuns.

            Cada vez mais estamos vendo, que “ Fazer o Bem sem olhar a quem”  (o trabalho voluntário) é uma coisa maravilhosa, e que temos a força de muitos quando compartilhamos um ideal justo e comum.

            Porém, temos que parar com a falsa idéia de que participar de uma ONG ou fazer um trabalho voluntário é só para quem tem tempo, pois sempre temos algum tempo e por menor que seja nossa contribuição, de gota em gota iremos encher um mar de solidariedade.

            Acredito que temos a chance de mudar a realidade, reescrever a nossa história pessoal e coletiva.

            O que falta é justamente nossa contribuição, devemos tentar ver como usar nossos talentos e a nossa disponibilidade de tempo para realmente fazer a diferença.

            Graças a Internet existe uma visibilidade muito maior das iniciativas solidárias e voluntárias.

            Portanto se você tem interesse e quer fazer a diferença, aqui vão alguns sites interessantes sobre o assunto: 

http://www.voluntariado.org.br/ - Centro de Voluntariado São Paulo

http://www.portaldovoluntario.org.br/ - Portal do Voluntariado

http://www.abong.org.br/  - Associação Brasileira de Organizações não governamentais

            Boa sorte e muito sucesso!

Conheça o nosso colunista - José Luis Amâncio ==> Clique aqui
COLUNAS ANTERIORES ==>
Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI