Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

I N FO R M Á T I C A

Alguns links de motores de busca em português:

www.achei.com.br - Bom motor de busca brasileiro.
www.aonde.com.br - Também um dos mais importantes da língua portuguesa.
www.cade.com.br - O mais conhecido motor de busca nacional é associado da Yahoo no Brasil.
www.google.com.br - O mais badalado e completo sistemas de buscas da atualidade.
www.ixquick.com - Super busca, incluindo simultaneamente 13 motores brasileiros.
www.search.com - Oferece mecanismos especializados de busca por 27 assuntos diferentes, além de busca geral.
www.yahoo.com.br - Com centenas de milhares de sites em língua portuguesa registrados em sua base de dados.

- Informações e Notícias -
(Clique no link)


Registro de domínios no Brasil

            O registro dos domínios de propriedade na internet, está dividido em quatro categorias: entidades, profissionais liberais, universidades e pessoas físicas. O órgão competente para o registro da extensão ".BR", é a FAPESP - administrada pela USP. No período de fevereiro/2007 à fevereiro/2009 o aumento de registro de domínios no país foi superior a 50%. No link http://registro.br/estatisticas.html você tem a visão detalhada dos domínios no Brasil.

Banda larga - ADSL
(Trocando em miúdos - Numa linguagem acessível)

O que é ADSL:

ADSL é uma conexão, onde você divide sua linha telefônica em dois canais: um para dados (ADSL) e outro para voz (telefone propriamente dito). Como são independentes uma da outra, ambos podem funcionar ao mesmo tempo, sem interferências.

Para se conectar, normalmente utiliza-se um modem (no Brasil os mais comuns sao
os da 3Com e Nec) externo, ligado a uma placa de rede 10/100 ou 100 ou ainda a um conector USB. Na linha telefônica é conectado um tipo de benjamim próprio e saem dois fios, um para o telefone e outro para o microcomputador.

A conexão é de alta velocidade, normalmente 256k, 512k ou 1024k (um modem moderno hoje está em torno de 56k, mas a conexão normalmente se desenvolve na faixa de 30-40k). Por não existirem ruídos e outras interferências, salvo algum problema na companhia telefônica, você pode ficar conectado 24h sem problemas.

Por ser apenas modem, a ADSL tem o inconveniente de não permitir o funcionamento da opção de fax (os modem, são fax-modem).

Grandes vantagens:

A conexão via ADSL, cria enormes vantagens ao usuário, tais como:

1) Permanecer conectado 24h/dia, sem o pagamento de pulsos adicionais (a taxa mensal é fixa, independentemente do tempo de conexão);

2) O uso simultâneo do telefone e do microcomputador (inclusive redes) sem interferências entre si;

3) A velocidade de conexão é bem maior que a convencional e não geralmente se altera;

4) Você efetuar downloads a 35-50 k, é bem melhor do que a 0,8-2,0 k do modem comum. Para um exemplo, um determinado arquivo baixado em modem que leva 8 horas, chega a baixar em uma conexão ADSL em menos de 10 minutos.

Como é a conta mensal?

          Você paga um valor fixo para a companhia telefônica como aluguel do modem, caso não possua um) e outro fixo à provedora de acesso.


Pequenas desvantagens:

As maiores dificuldades de um usuário de ADSL (Speedy ou similar) no Brasil são:

1) O grande interesse por parte de hackers em utilizar sua linha como conexão rápida. Eles podem invadir seu micro e através deles, desenvolverem atividades ilícitas. Um bom firewall é fundamental.

2) Você não pode utilizar o sistema de fax.

Outras considerações:

- Não existe software de fax para ADSL. Essas considerações são válidas para outras modalidades de banda larga, como conexões via cabo (cable modem);
- Mantenha sempre uma placa de fax-modem em seu micro. Assim se der problema na ADSL você não fica na mão (embora isso não seja comum);
- Qualquer problema, recorra à ANATEL, que cuida das telecomunicações no Brasil. E lembre-se: você passa a depender bem mais da companhia telefônica do que do seu provedor de acesso. Geralmente as companhias disponibilizam um 0800 para atendimento a usuários ADSL. Procure se informar e tenha sempre isso a mão. A sua provedora deve ter um atendimento especial também aos usuários da banda larga e, também existe a ouvidoria para auxiliar, que em muitos casos funcionam bem.

Fernando Toscano
"Editor-chefe e usuário da Internet desde 1995 (ADSL desde Junho/2000)."

FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI