Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Os Presidentes e a República
Perfil

MANUEL FERRAZ DE CAMPOS SALES - Advogado, nascido na cidade de Campinas, estado de São Paulo, em 15 de fevereiro de 1841. Foi presidente da comissão central do Partido Republicano de São Paulo (1889), tendo sido deputado provincial por essa legenda (1882-1883 e 1888-1889). Foi ministro da Justiça do governo provisório (1889-1891) e senador por São Paulo à Assembléia Nacional Constituinte (1890-1891). Residindo na Europa (1892-1893), atuou como colaborador do Correio Paulistano. Governou o estado de São Paulo (1894-1898). Por meio de eleição direta, passou a exercer a presidência da República em 15 de novembro de 1898. Foi novamente senador por São Paulo (1909-1912), e assumiu o cargo de ministro plenipotenciário do Brasil na Argentina (1912). Faleceu na cidade de Santos, estado de São Paulo, em 28 de junho de 1913.

Período presidencial - A eleição de Campos Sales expressou o triunfo da oligarquia cafeeira paulista, diante do esfacelamento da atividade política dos militares "jacobinos", envolvidos na tentativa de assassinato do presidente Prudente de Morais. Campos Sales concebeu a chamada "política dos governadores", que consistia em apoiar os grupos dominantes aliados ao governo federal em cada estado. Esse apoio estava condicionado à garantia de eleição, para o Congresso, de candidatos que defendessem o governo central, no que se refere às políticas nacionais, visto que Campos Sales instituiu a Comissão de Verificação pela qual os grupos politicamente dominantes validavam ou não o resultado de uma eleição.

            A crise financeira foi enfrentada, momentaneamente, mediante a obtenção em Londres de um novo empréstimo, o funding loan - empréstimo para consolidar uma dívida. Esse acordo financeiro suspendeu temporariamente a cobrança de juros dos empréstimos anteriores, possibilitando que os recursos provenientes do novo empréstimo fossem utilizados para a criação de condições materiais para saldar seu débito.

            Campos Sales criou o Instituto de Manguinhos, voltado, entre outras atribuições, para a fabricação de vacinas contra a peste bulbônica. O Brasil contava, em 1900, com 17.318.554 habitantes, dos quais 64% viviam no campo.

O Brasil e o mundo - Em 1899, Sigmund Freud publicou a Interpretação dos sonhos. Em 1900, foi inventada a aspirina. Em maio de 1901, alguns bairros da cidade de São Paulo passaram a ter luz elétrica. No ano seguinte, foi gravado o primeiro disco brasileiro, do cantor Manuel Pedro dos Santos, conhecido como Baiano, com a canção Isto é bom. Em 19 de outubro de 1901, os habitantes de Paris acompanharam o vôo do brasileiro Santos Dumont, que pilotando um balão dirigível conseguiu contornar a Torre Eiffel. O italiano, nascido em Bolonha, Guglielmo Marconi (1874-1937), o inventor do telégrafo sem fio, realizou a primeira transmissão transcontinental, com uma mensagem enviada da Inglaterra para os Estados Unidos, em 12 de dezembro de 1901. Na Noruega, as mulheres conquistaram o direito ao voto, pela primeira vez no mundo, em 21 de dezembro de 1901.

<<< VOLTAR PARA A PÁGINA DOS PRESIDENTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI