Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Os Presidentes e a República
Perfil

DELFIM MOREIRA DA COSTA RIBEIRO - Advogado, nascido na cidade de Cristina, estado de Minas Gerais, em 7 de novembro de 1868. Foi secretário do interior de Minas Gerais (1902 - 1906 e 1910 - 1914) e presidente de Minas Gerais (1914 - 1918). Elegeu-se vice-presidente da República, em 1918, na chapa de Rodrigues Alves. Com a doença e falecimento do presidente eleito, que não chegou a ser empossado, Delfim Moreira assumiu interinamente a presidência da República. Faleceu na cidade de Santa Rita do Sapucaí, estado de Minas Gerais, em 1º de julho de 1920. 

Período presidencial - Delfim Moreira, vice-presidente de Rodrigues Alves, governou provisoriamente o país, visto que a Constituição brasileira previa novas eleições em caso de impedimento do presidente antes de completados dois anos de mandato. Rodrigues Alves nem chegou a tomar posse, pois já estava acometido pela “gripe espanhola”, vindo a falecer no dia 16 de janeiro de 1919. O próprio Delfim Moreira também não dispunha de boas condições de saúde e seu curto mandato ficou conhecido como ”regência republicana”, uma vez que se destacava no governo o seu ministro da Viação e Obras Públicas, Afrânio de Melo Franco.

            Três dias após o novo governo assumir o comando do país, uma greve geral atingiu a capital e a cidade de Niterói. O presidente determinou o fechamento dos sindicatos no Rio de Janeiro, em 22 de novembro.

            Em 21 de junho de 1919, uma parte dos anarquistas fundou o Partido Comunista do Brasil. Quatro meses depois, o governo expulsou do país cerca de cem deles, a maioria estrangeiros, que atuavam no movimento operário das cidades de São Paulo, Santos, Rio de Janeiro e Niterói, em função da descoberta de um suposto plano com objetivo de derrubar o governo.

O Brasil e o mundo - No ano de 1919, foram publicados Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, e Carnaval, de Manuel Bandeira. Os fundadores do Partido Comunista Alemão, Rosa de Luxemburgo e Karl Liebknecht, foram assassinados em Berlim, em 15 de janeiro, a caminho da prisão, pela polícia alemã. Nesse ano, o número de pessoas no mundo vitimadas pela gripe espanhola chegou a mais de 15 milhões. Na França, faleceu o pintor impressionista Auguste Renoir. 

<<< VOLTAR PARA A PÁGINA DOS PRESIDENTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI