Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Os Presidentes e a República
Perfil

JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE - Advogado, nascido na cidade de Itapetininga, estado de São Paulo, em 15 de março de 1882. Foi deputado estadual (1909) e federal (1924) e presidente do estado de São Paulo (1927). Em 1 de março de 1930, o candidato Júlio Prestes venceu a eleição para presidente da república com 1.091.709 votos contra apenas 742.794 votos dados a Getúlio Vargas, mas foi impedido de tomar posse em virtude do movimento revolucionário (Revolução de 1930) eclodido em 24 de outubro, quando a junta governativa assumiu o poder no país sob o comando de Getúlio Vargas, líder das forças revolucionárias.

            Em 23 de junho de 1930 tornou-se um dos poucos brasileiros a ser capa da famosa revista Time, norte-americana.

            Depois disso pediu asilo no consulado britânico. Viveu no exílio até 1934, quando retornou ao Brasil com a reconstitucionalização do país, passando a se dedicar ao cultivo do algodão em Itapetininga.

            Ainda quando em tempos de exílio, Seu Julinho mostra todo seu talento de poeta ao escrever o desabafo "Brutus" (dedicado ao seu cão) e "Prece". Neles, os versos revelam toda uma angústia vivida longe do país e dos amigos que, segundo ele, na hora que mais precisara, não tinham aparecido. Voltou à cena política somente em 1945, com a deposição de Getúlio Vargas.

            Júlio Prestes foi fundador da União Democrática Nacional (UDN) e membro da comissão diretora desse partido. Faleceu em São Paulo, em 9 de fevereiro de 1946.

<<< VOLTAR PARA A PÁGINA DOS PRESIDENTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI