Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- Coluna de 14.12.2002 -

JESUS E O FILHO DE UMA EX-PROSTITUTA

Amigo leitor,

            A mídia quando se reporta a DEUS, via de regra, desenha um pai bondoso, compassivo, misericordioso, que aprova as coisas que fazemos porque nos entende. Entretanto, idealizar o Deus que tudo aceita, compreende conseqüências eternas. Daí o Rei Salomão assentar que "O conhecimento do SANTO é prudência" (Prov. 9:10). Por que prudência? Prudência pelo que pode
advir a cada um (Ex. 4:24).

Porque Deus, teu Deus, é fogo que consome, e Deus zeloso.

O livro de Josué relata a história do homem que substituiu Moisés - quantas vezes no deserto a ira de DEUS, literalmente, consumira a nação israelita - conduzindo uma nova geração.

Dos que saíram do Egito quarenta anos atrás, por causa do pecado, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida, a despeito da promessa haver sido dada a todos pelo próprio DEUS (Mt. 22:14).

Muitos foram chamados, mas poucos os escolhidos. (JESUS)

A primeira cidade a ser desapossada era Jericó, militarmente intransponível, construída em cima de um planalto, extremamente fortificada. Pela largura, um carro poderia percorrer a extensão do muro.

Enviou, pois Josué dois espias à cidade os quais foram descobertos. Contudo foram ocultados pela prostituta Raabe. Do texto narrativo em Js. 2·9,10 e 11 conclui-se: a) a prostituta sabia, apesar da fortaleza, que a destruição era inevitável posto o pecado de seu povo; b) arriscou a vida para defender aqueles que serviam ao DEUS VERDADEIRO, cumprindo profecia de Moisés (Dt.
9:4):

Quando, pois, o Senhor, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra para a possuir, porque pela maldade destas gerações, é que o Senhor as lança de diante de ti.   .

Assim, narra o texto a sobrenatural queda das muralhas de Jericó, mediante o poder do DEUS ALTÍSSIMO. De toda a cidade, apenas Raabe e sua família foram preservadas. Humanamente, a vida como despojo foi a recompensa dessa mulher. Mas, o mundo transcorre de forma diferente (Ef. 3:20):

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos e pensamos, conforme seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na Igreja em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

Amigo, na Bíblia, nenhum privilégio para uma mulher poderia ser maior que participar da linhagem genealógica do Messias, a saber, do próprio JESUS. Veja você mesmo em Mateus 1:5 o que aconteceu:

Salmom gerou de Raabe a Boaz...

Sabe quem é Boaz? Pai de Jessé, avô do Rei Davi. JESUS, judaicamente, é filho de Davi. Perceba que os hebreus não mencionam nome de mulheres em árvores genealógicas, salvo relevância histórica que justifique. Nos moldes judaicos, Raabe teve o privilégio de ser mãe do Messias. JESUS É FILHO DE UMA EX-PROSTITUTA (Rm. 5:20 e Mc. 3:35, respectivamente):

Onde abundou o pecado, superabundou a graça.

Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. (JESUS)

Caro leitor, o livro de Apocalipse desvela, assim como o livro de Josué fez com Jericó, a ira e o julgamento do DEUS PAI para com a humanidade. Essa é a sua justiça. Quanto aos que foram justificados pelo sangue do Cordeiro (JESUS) e, se mantêm fiéis, tal qual sucedeu a Raabe, experimentarão bondade que ultrapassa todo entendimento, nos dizeres do próprio JESUS (Ap. 3:21):

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

GOOD CHOICE!

Um abraço. Até a próxima!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI