Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- 15.02.2003 -

ANJOS E HOMENS

            Milhões de livros ao redor do mundo tratando de angiologia (estudo dos anjos) denotam grande admiração e fascínio da humanidade por esses seres alados por meio de rezas, crenças, imagens, romances, filmes. Capacidade de voar, beleza, glória, força, pureza e assexualidade são elementos que os colocam, a princípio, numa escala superior aos homens dentro da criação 
(I Cr. 21:16): 

             “Levantou Davi os olhos, viu o Anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a espada desembanhada na mão estendida contra Jerusalém; então, Davi e os anciões, cobertos de panos de saco, se prostaram com o rosto em terra.”

            Prostaram, mas não adoraram. Em Apocalipse, por duas vezes, o apóstolo João cometeu o erro de adorar o anjo que lhe acompanhava. Sabe por quê? Porque ficou inebriado com sua glória (Ap 19: 8 e 9; Ap. 22: 8 e 9):

            “Então, me falou o anjo: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. Prostei-me ante seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso, sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus, adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.”

            “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas cousas. E, quando as ouvi e vi, prostei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”

            O erro de João por um motivo: Para que aprendamos a adorar somente a DEUS. Toda adoração ministrada a anjos é fruto da ignorância ou falta de crença nas escrituras.

            Isaías teve visão dos anjos que circundavam a glória de DEUS. Perceba a diferença pontuada pela hierarquia angelical superior dos serafins, destacados para ladear o TODO PODEROSO (Is. 6: 1 a 3):

            “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”

            Para os que rezam ao anjo da guarda vai um recado, não do que penso, mas do que as escrituras dizem:

a)     anjos são conservos dos que guardam a palavra; se que ter experiência com eles guarde a palavra lendo a Bíblia. Como você pode guardar algo que não conhece. O Rei Davi, o qual registrara na retina a visão daquele anjo, orou a DEUS assim: “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti.” (Sl. 119:11);

b)     na condição de conservos - SERVOS COM – anjos nunca foram objeto de adoração na Bíblia;

c)      anjos, excluo aqui os anjos caídos, só obedecem a DEUS. De Gênesis a Apocalipse nenhum homem pediu e, ressalte-se, recebeu qualquer coisa requerida diretamente a algum anjo. Por isso DEUS é chamado de SENHOR DOS EXÉRCITOS; o soldado só obedece ao superior hierárquico; JESUS, o DEUS que se encarnou, no momento da traição, quando Pedro sacou da espada disse (Mt. 26:53): “Acaso pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?”

            Se quisesse proteção de anjos, o FILHO DE DEUS, a expressão exata da glória do PAI, teria rogado ao DEUS PAI. Por que as pessoas, quebrando hierarquia, se colocam acima de JESUS, dirigindo-se diretamente a anjos? Por falta de conhecimento da palavra.

            Cumpre-me aprofundar a ressalva. Refiro-me no presente texto aos anjos do SENHOR. Os que caíram e servem Lúcifer é outra história. Esses querem falar com todo mundo o tempo todo, disseminando toda sorte de engano e mentira, mascarando–os com ar bondade e mistificação, quando, em verdade, afrontam o SENHOR DOS EXÉRCITOS. Absorva a advertência de Paulo 
(2 Cor. 11:14 e 15):

            “E não é de admirar porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.”

            Isso é objeto para outro capítulo. Au moment, os anjos que servem o SENHOR DOS EXÉRCITOS, segundo determinação dele, se manifestaram em vários e maravilhosos momentos para dizer em suma que o PAI ama você e quer que você o conheça pelo poder da palavra, especialmente pelo VERBO ENCARNADO, a saber, JESUS (Lc. 2:1 a 14):

“Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam e a glória do Senhor brilhando ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.

E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem.”

            Enfim, quanto a hierarquia dentro da criação, mais uma vez a Bíblia registra realidade oposta ao conhecimento comum: o homem, ainda que desprovido dos maravilhosos atributos desses seres, ocupa posição superior. Somos palco do mais fantástico desenlace espiritual jamais imaginado, decorrente do invisível plano de salvação alicerçado em JESUS. Verifique você mesmo (1 Cor. 6:3, Gl. 1:8, 1Cor. 4:9 e I Pe. 1:12, respectivamente):

”Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as cousas desta vida!” 

“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” 

“Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.“ 

“A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as cousas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vós pregaram o evangelho que anjos anelam perscrutar.”

By the way, se você encontrar algum anjo por ai, mande-me um e-mail. 

BOA LEITURA
!
UM ABRAÇO!
ATÉ A PRÓXIMA!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI