Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- 07.06.2003 -

RASGANDO O CHEQUE

            Certa feita, um Senhor conhecido, outrora Diretor de uma grande estatal brasileira, no bojo de uma licitação bilionária, recebeu cheque em branco de uma das empresas participantes, para oficiar a favor da mesma.

            Ele levou o cheque para casa e, na frente dos filhos, o rasgou. Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que rasgam o cheque e as que o preenchem. Com toda a convicção, por mais que se apresenta em multifacetadas formas, o assinante é sempre o mesmo...

            As escrituras desvelam homens que, seu tempo, também rasgaram cheques; em nome da brevidade, citarei dois: O Rei Davi e o Rei JESUS. Segue testemunho de Davi em I Samuel 24:1 a 6: 

Tendo Saul voltado de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Tomou, então, Saul três mil homens escolhidos dentre todo o Israel, e foi ao encalço de Davi e dos seus homens, nas faldas das penhas das cabras monteses. Chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde havia uma caverna. Entrou nela Saul, a aliviar o ventre. Ora, Davi e os seus homens estavam assentados no mais interior da mesma. Então, os homens de Davi lhe disseram: Hoje é o dia do qual o Senhor te disse: Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo, e far-lhe-ás o que bem te parecer. Levantou-se Davi e, furtivamente, cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que, depois, sentiu Davi bater-lhe o coração, por ter cortado a orla do manto de Saul; e disse aos seus homens: O Senhor  me guarde de que eu faça tal cousa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é ungido do Senhor.

 
            Sabe o que aconteceria se Davi matasse Saul ali? Primeiro, garantiria a vida dele, de sua família e de seus homens, pondo fim a anos de perseguição e angústia. Metade dos Salmos foram escritos por Davi; desse fantástico percentual, grande parte foi escrito enquanto fugia do Rei Saul, também israelita, cujo reino o DEUS TODO PODEROSO prometera defenestrar a favor de Davi.

            Segundo, a nação inteira conhecia a profecia acima; logo, se o tivesse matado, teria entrado na caverna de Adulão como fugitivo de morte e saído como Rei. Entretanto, “rasgou seu cheque em branco” porque conhecia a palavra de DEUS, o qual não lhe permitira tal coisa. Não obstante saber que foi poupado, outra vez intentou Saul contra Davi, outra vez teve oportunidade de mata-lo, outra vez poupou sua vida. Resultado: DEUS, não só lhe entregou o trono anos depois, como o tornou o maior rei da história de Israel; sua bandeira está desenhada nos caças da força aérea israelense até hoje; seu túmulo está intacto e, sobretudo, cumpriu-se nele a profecia de um reinado que jamais teria fim.

            Davi é, pela genealogia, pai de JESUS, o MESSIAS, O REI ETERNO, DEUS FORTE, PRÍNCIPE DA PAZ. Por sua vez, a seu tempo, JESUS também “rasgou o cheque” (Lucas 4:1 a 13):

Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome. Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem. E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostratado me adorares, toda será tua. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto. Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.

            Enfim, a salvação é um fenômeno que depende do novo nascimento; nem todos os que rasgam o cheque vão entrar no reino de DEUS; mas todos os que vão entrar rasgam.

BOA LEITURA!

UM ABRAÇO!

ATÉ A PRÓXIMA!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI