Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 09.08.2003 -

O jejum

            O jejum é uma abstinência parcial ou total de alimentos e tem por finalidade afligir o corpo físico a fim de se alcançar mais força para o corpo espiritual.

            Não é que o corpo físico precise ser castigado, mas quando há um jejum o corpo espiritual fica desprendido, e conseqüentemente, mais apto para busca um contato íntimo e profundo com Deus, que é Espírito.

            Durante o jejum o espírito fica mais à vontade, pois os desejos da carne são anulados pela força do espírito. Por isso mesmo consideramos, o jejum, uma oração mais fervorosa do que a feita com os lábios, porque há gemidos inexprimíveis da própria alma humana em busca de benefícios individuais ou coletivos.

O jejum parcial

            O jejum parcial é aquele no qual a pessoa apenas faz abstinência de alimentos naturais.

            O jejum é também chamando de parcial quando a pessoa faz abstinência tanto de água quanto de alimentos, mas mantém relações sexuais com o marido ou com a esposa.

            Resumindo, o jejum é parcial quando se satisfaz à carne o mínimo possível.

O jejum total

            Jejum total é aquele no qual a pessoa faz abstinência de tudo o que diz respeito ao seu corpo físico. É o caso de Moisés, que "...esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas do pacto os dez mandamentos." (Êxodo 34.28).

            Nesse tipo de jejum há um total desprendimento do espírito para com a carne; no jejum parcial há um parcial desprendimento. Não podemos afirmar ser um jejum mais importante que o outro, porque ambos são jejuns e também porque depende de cada pessoa, pois nem todas têm condições físicas suficientes para suportar um jejum completo.

Bispo Macedo     


NOTA: A MATÉRIA DESTA SEMANA FOI RETIRADA DO SITE
WWW.REDEALELUIA.COM.BR EM RAZÃO DA VIAGEM DO NOSSO COLUNISTA, QUE RETORNARÁ NORMALMENTE NA PRÓXIMA SEMANA. A MATÉRIA É DE PROPRIEDADE DOS MESMOS.


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI