Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 28.06.2003 -

IAWEH

            Imagine alguém muito importante e que, a despeito disso, tenha um nome impronunciável... EL SHADAI e ELOHIM são alguns dos nomes dados a DEUS na Bíblia; todos os nomes formados pela palavra EL referem-se a DEUS; Rafael significa DEUS QUE CURA; Emanuel, DEUS CONOSCO.

            Toda revelação de DEUS ao mundo desde a queda de Adão até hoje é contínua e progressiva, incluso o conhecimento do nome que se dá a ELE. Moisés tinha fugido da presença de Faraó por ter matado um egípcio, vivendo quarenta anos no deserto, quando DEUS se manifestou a ele, conforme está escrito em Êxodo 3:1 a 14: 

“Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Mídia e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, Horebe; Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio duma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Então disse consigo mesmo: irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Disse mais: eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela térrea a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei; depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.” 

            Transcorridos quatrocentos anos de escravidão, os israelitas conheciam deuses egípcios: Rá, Isis. A designação do nome era questão operacional: Como dirigir-se ao povo e a Faraó e disser o DEUS DE ABRÃAO, DE ISAQUE E DE JACÓ me enviou a vocês. Soava estranho, anacrônico. 

            Pois bem, vai uma curiosidade: em hebraico EU SOU O QUE SOU ou EU SOU traduzir-se pelo termo IAWEH; o nome mais conhecido e temido pelos judeus; nome que os egípcios demoraram a esquecer, especialmente após as famosas dez pragas e, pasmem, o nome da pronúncia que se perdeu. Por causa do temor reverencial, os judeus passaram milhares de anos sem pronunciá-lo, ou seja, hoje sabem escrever, mas não sabem falar.

            JESUS também possui nomes maravilhosos e pronunciáveis, a exemplo do que discorreu o profeta Isaías algumas centenas de anos antes dele nascer, registrados no Livro de Isaías capítulo 9, versículos 6 e 7: 

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus lombos; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” 

            Preste atenção a um pequeno detalhe registrado pelo apóstolo João no evangelho de João, capítulo 18, versículos 1 a 6, no momento em que JESUS foi entregue para ser crucificado: 

“Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do ribeiro Cedrom, onde havia um jardim; e aí entrou com eles. E Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus, ali estivera muitas vezes com seus discípulos. Tendo, pois, Judas recebido a escolta e, dos principais sacerdotes e dos fariseus, alguns guardas, chegou a este lugar com lanternas, tochas e armas. Sabendo, pois, Jesus todas as cousas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus, o Nazareno. Então, Jesus lhes disse: Sou eu. Ora, Judas, o traidor, estava também com eles. Quando, pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra.” 

            Pergunto, por que aquela escolta fortemente armada simplesmente desmoronou com a resposta de JESUS: Sou eu? 

             Dica: “Sou eu” em hebraico escreve-se IAWEH.

BOA LEITURA!

UM ABRAÇO!

ATÉ A PRÓXIMA!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI