Área Cultural | Área Técnica |
Ciência
e Tecnologia
-
Colunistas
-
Cultura
e Lazer |
Aviação
Comercial -
Chat
- Downloads
- Economia |
Página Principal |
MERCADO DE RENDA
VARIÁVEL
Bolsa de Valores
1. O
que é Mercado Financeiro
1.1 - Introdução
Segundo Sandroni (1994), o Mercado Financeiro é o "conjunto formado pelo mercado monetário e pelo mercado de capitais. Abrange todas as transações com moedas e títulos e as instituições que as promovem: banco central, caixas econômicas, bancos estaduais, bancos comerciais e de investimentos, corretoras de valores, distribuidoras de títulos, fundos de investimento, bolsas de valores, etc."
O mercado financeiro engloba qualquer operação relacionada a dinheiro. Moedas, ações, opções, debêntures, CDBs ou quaisquer outros títulos de renda fixa, renda variável ou dívida fazem parte do mercado financeiro. Como pode ser visto, o mercado financeiro é parte presente em nosso dia a dia, desde o pagamento de uma conta, até os investimentos que fazemos.
1.2 - Participantes do Mercado Financeiro
Segundo Fortuna (2003), podemos dividir os participantes do mercado financeiro em três grupos:
Autoridades monetárias: responsáveis pelo cumprimento da política monetária nacional com medidas para reduzir ou aumentar a oferta da moeda. Representadas fundamentalmente pelo Conselho Monetário Nacional - CMN e pelo Banco Central.
Autoridades de apoio: são coadjuvantes da execução da política monetária e regulação do mercado. Atuam de acordo com o seu objetivo principal em parte do mercado. Representadas fundamentalmente pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Caixa Econômica Federal e Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.
Instituições financeiras: participantes em geral do mercado financeiro. São objetos de nossa análise as instituições de crédito de curto, médio e longo prazo e instituições de intermediação no mercado de capitais.
O Banco Central classifica a composição do mercado financeiro em três outros grupos:
Órgãos normativos: responsáveis pelas diretrizes gerais para o mercado. Representadas pelo Conselho Monetário Nacional - CMN, Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP e Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC.
Entidades supervisoras: responsáveis por executar as orientações dos órgãos normativos. Representadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BACEN), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Secretaria de Previdência Complementar (SPC), esta última órgão do Ministério da Previdência.
Operadores: participantes em geral do mercado financeiro.
FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI