Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S    &    V E N D A S
1 6  /  D E Z E M B R O  /  2 0 0 8

A CREDIBILIDADE DA INFORMAÇÃO É A CHAVE DO SUCESSO
Por
Fernando Toscano (*) 

Costumo dizer que vender é criar. Existem muitos caminhos a serem seguidos, trilhas tortuosas, mas o horizonte pode ser límpido como céu de brigadeiro se você tiver um bom produto, acreditar nele e desenvolver sua criatividade além, lógico, da credibilidade tanto do produto/empresa que você representa quanto sua. Venda o que existe, jamais floreie. O vendedor de sucesso não é aquele que conquista uma venda, mas sim aquele que vende um produto que agrada ao cliente. Este, satisfeito, está cativo.

Reflito sempre um exemplo que aconteceu comigo há uns 15 anos. Um vendedor representando um grande grupo paulista (Consórcio Nacional Rodobens) veio me vender um consórcio para um carro que eu desejava muito à época: um Ômega 6 cilindros. Falou, falou, falou e me convenceu. Eu comprei o tal consórcio porque a empresa tinha credibilidade. Segundo esse vendedor com 40% do valor do lance eu conseguiria a tão sonhada carta de crédito. Pois bem, dei os 40% e venci todos presentes, mas apareceram "posteriormente" lances via telegrama e pelos correios que me venceram. Foi tudo muito mal explicado, ficou a impressão que lançaram mão dessa opção porque queriam que "alguém" ganhasse. Saí de lá decepcionado, chateado, desisti do consórcio, perdi o pagamento da 1ª parcela e comprei um Ômega 4 cilindros através de financiamento, que me deixou feliz, mas não totalmente satisfeito. No fundo fiquei frustrado e perdi a confiança na empresa. Situações desse tipo, a longo prazo, acabam com a imagem de um grupo empresarial e o vendedor, burro, perde junto a médio e longo prazo. Pior: indiquei o mesmo grupo para meu pai e meu melhor amigo. A empresa perdeu três pessoas que, com certeza, disseminaram o ocorrido. Na verdade, com o tempo, foram dezenas de pessoas que passaram a desacreditar na seriedade do grupo que, provavelmente, não tem conhecimento do fato.

Por isso, você empresário, cuidado! Sua equipe tem que ser treinada, tudo deve ser falado, pensado, discutido. A imagem e solidez de uma empresa vem com o tempo e a ação de seus funcionários podem acabar com tudo. Você, vendedor, tenha responsabilidade. Saiba exatamente o que seu produto oferece, até onde pode ir com segurança sem prejudicar empresa nem cliente. Você, com atitudes honestas, ganhará sua própria casta de clientes e onde esta irá contigo. É assim também com gerente de banco, mecânico, médico, dentista, advogado. E o trabalho bem feito, mesmo que o resultado final não seja o esperado, se correto e transparente, gera frutos a longo prazo. Agindo assim não faltarão clientes interessados tampouco empresas que queiram você.

Tudo o que vem depressa demais vai embora da mesma forma. Reflita sobre o tempo, sobre pessoas, sobre responsabilidade, sobre ética... essas coisas costumam conviver junto com o sucesso!

Até a próxima!


(*) Fernando Toscano é editor-chefe do Portal Brasil. Seu currículo.

 

MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE POR SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI